terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Um pouco sobre o Método Pilates Clássico...com Cecilia Panelli

 Método Pilates Clássico - entrevistada: Cecilia Panelli

- Qual a importância de se praticar algum tipo de atividade física?
A atividade física praticada com regularidade trará uma melhora no bem estar geral do corpo, dentre os efeitos fisiológicos positivos destacamos a melhora postural com o fortalecimento abdominal, harmonização das cadeias musculares e melhora do condicionamento físico que reduzem dores e previnem surgimento de lesões.

- O que é o método Pilates?
Pilates é um método de condicionamento do corpo desenvolvido por Joseph Humbertus Pilates, que atuou como artista de circo, boxeador e instrutor de defesa pessoal praticou ginástica, yoga e artes marciais. No campo de concentração em que ficou recluso no período da Guerra, atuou como enfermeiro e nesta época desenvolveu os equipamentos que são conhecidos e utilizados até hoje. Pilates desenvolveu o que ele denominou “Contrologia” ou “a arte do controle” e desenvolveu 6 princípios básicos de controle do corpo: concentração, respiração, centralização, precisão, fluência e controle. Consta de mais de quinhentos exercícios no solo ou com uso de equipamentos específicos e acessórios, que devem ser executados com precisão e qualidade.

- Quando ele é o mais indicado?
O método é que se adapta às pessoas e não as pessoas ao Método. Portanto ele pode ser praticado por qualquer pessoa. O Método Pilates é um sistema alternativo de movimentos utilizado na reabilitação, pós-reabilitação e no condicionamento, significa que podemos utilizar seus princípios e benefícios desde o leito hospitalar até o campo esportivo.

- Que benefícios traz para as pessoas?
A maioria das pessoas percebe logo as mudanças e entre os benefícios, podemos citar:

* Condicionamento do Corpo, melhorando a capacidade cardiovascular respiratória;
* Aumento da forca, elasticidade muscular e mobilidade articular;
* Alívio do estresse;
* Otimização do desempenho esportivo;
* Melhoria do desempenho sexual através do estímulo a musculatura intrínseca do assoalho pélvico;
* Melhoria das funções neuromusculares;
* Despertar da consciência e controle corporal, permitindo uma conduta postural correta;
* Diminuição da porcentagem de gordura corporal;
* Aumento da densidade óssea;
* Melhoria do estado geral de saúde;

- Como ele mexe no corpo e no organismo?
Os exercícios abdominais promovem uma massagem nas vísceras gerando um melhor funcionamento, prevenindo vários problemas como incontinência urinária e constipação além de todos os benefícios das atividades físicas.

- Ele pode (ou deve) ser utilizado junto com outra atividade?
Serve de complemento à qualquer outra atividade física, por exemplo é muito utilizado como preparação física de bailarinos e atletas de elite. E também como reabilitação de problemas ortopédicos e neurológicos.

- Qual a diferença entre Pilates e alongamento?
O Método Pilates Clássico traz o equilíbrio entre os fatores força e flexibilidade promovendo melhor harmonia entre as cadeias musculares. Dando comprimento a musculatura “encurtada” e fortalecimento aos músculos enfraquecidos.

- Tem exemplos de resultados obtidos através do Pilates?
Muitos exemplos e já algumas comprovações científicas. Publiquei minha dissertação de mestrado em 2004 provando cientificamente os resultados do método na preparação física de atletas na prevenção do surgimento de lesões.

- Quando começou a se difundir no Brasil?
Temos notícias do surgimento no Brasil na década de noventa por brasileiras que se formaram nos Estados Unidos e iniciaram os primeiros estúdios aqui.

- Qual é sua aceitação hoje?
Em 1999 quando me formei e comecei a trabalhar no Brasil ainda era pouco conhecido em muitas regiões. Hoje já esta muito popularizado, porém com muitos cursos de certificação não oficiais que não oferecem uma formação adequada prejudicando muito o crescimento do Método. É possível praticar Pilates em um estúdio e na mesma rua em outro local praticar uma técnica completamente diferente. O Método perdeu um pouco de sua identidade original, tem cursos de certificação que nem mencionam sobre o seu criador e prometem em uma semana formar instrutores. Com isso o índice de lesão com a prática do Método aumentou fazendo com que muitos médicos deixem de prescrevê-lo.

- Breve currículo seu. Formação e atividades que exerce atualmente.
Fui bailarina e me graduei em Dança pela UNICAMP. Conclui mestrado em Educação Física no núcleo de Corporeidade, Pedagogia do Movimento publicando a dissertação: “Interferências do Método Pilates na Percepção do Corpo-Atleta de Handebol”.

Sou Pre-formadora de GYROTONIC® e fiz o curso de Reeducação do Movimento – Recursos Terapêuticos para Disfunções de Origem Postural e/ou Associadas a Quadros Psico-Motores Específicos na Escola de Reeducação do Movimento Ivaldo Bertazzo (SP).

Atuei como docente do curso de pós-graduação em Pilates da Faculdade Maurício de Nassau em Recife (CE).

Sou professora nível Teacher Trainer (ministro cursos de certificação e educação continuada da Power Pilates no Brasil) e diretora do Estúdio Aguia Parda - Centro de Treinamento Internacional Filiado a Power Pilates® de Nova York.

 Desde a minha primeira formação no Método Pilates que ocorreu em 1999 pela Pilates Incorporation® de Nova York, com profissionais como Romana Kryzanowska, que foi aluna e discípula de Joseph Pilates e sua filha Sari Pace, e na segunda formação em 2003 com profissionais da Power Pilates®, tenho me dedicado ao ensino, a pesquisa e divulgação do Método Pilates Clássico no meio científico e acadêmico.

- Que livros escreveu? Poderia falar sobre cada um, em linha gerais?
Publiquei o livro: “Método Pilates de Condicionamento do Corpo: um programa para toda a vida”, editora Phorte 2008 e hoje já na segunda edição e ainda em 2016 saindo a terceira edição, este livro apresenta o Método Pilates Clássico e Romana Kryzanoswska, a discípula ainda viva de Joseph Pilates a qual tive a oportunidade de aprender sobre o Método e Joseph Pilates, além de resultados de minha pesquisa de mestrado. No ano de 2010, traduzi os livros originais escritos por Joseph Pilates em 1934 e 1945 com intuito de preservar e honrrar a integridade do Método Original.

- Há outros livros que gostaria de indicar?
Há um livro que foi traduzido para o Português escrito por Brooke Siler: Pilates Body,  que é excelente, nos ensina as imagens mentais para uma boa aula de Pilates.

Profa. Mestre Cecilia Panelli www.aguiaparda.com.br
Aguia Parda Studio – Av. Nova Cantareira, 1058 – Tucuruvi- São Paulo –
11-35301589