sábado, 27 de junho de 2015

O Método Pilates é um treino vigoroso ou uma ginástica lenta e enfatiza o alongamento?

O Método Pilates é um treino vigoroso ou uma ginástica lenta que enfatiza o alongamento?     

            O Método Pilates tem sofrido modificações durante os anos, muitos dos seus alunos, conhecidos como a “primeira geração de descendentes” começaram a abrir seus próprios estúdios na década de 60. Alguns mantiveram-se fiéis aos ensinamentos de Joseph Pilates, como Romana Kryzanowska, enquanto outros modificaram os exercícios originais acrescentando outras técnicas e modificando o objetivo de alguns dos exercícios combinando os princípios que receberam do mestre com seus próprios conhecimentos, entre eles:  Carrolla Trier; Ron Fletcher; Kathy Stanford-Grant; Eve Gentry e Bruce King.   

            Romana Kryzanowska, segundo seus próprios depoimentos, fornecidos durante os cursos de certificação, afirma que dedicou sua vida ao ensinamento do Método Pilates da forma mais original possível honrando a integridade da técnica desenvolvida pelo criador Joseph Pilates. A denominação “Clássico” existe atualmente para diferenciar instrutores que aplicam o Método na sua forma mais autêntica possível preservando os exercícios com foram criados.
          
  No Método Clássico, os princípios de Centralização, Respiração, Fluidez, Precisão, Controle e Concentração são de essencial importância e aplicados na rotina de exercício. 

            O princípio da Fluência é o maior diferencial de quem pratica o Método clássico.  Joseph Pilates, segundo Kryzanowska, reforçou a importância das transições ininterruptas dos movimentos e da sessão iniciar e seguir um fluxo sem parada de um exercício para outro com ritmo constante e precisão até o final da aula. Ou seja, Pilates é movimento contínuo.

            Para atingir o princípio da Fluidez com maior eficiência é necessário que o aluno esteja concentrado no exercício à medida que evolui na prática, para que possa memorizar os exercícios e desta forma aumentar a sua eficiência e rapidez de execução no mesmo intervalo de tempo, estimulando muito mais o sistema cardiovascular.

            Ainda o Método Pilates Clássico é pouco estudado de forma científica a acadêmica, necessitando ser publicadas pesquisas que comprovam a eficiência da técnica para otimizar o condicionamento físico, mas é possível constatar na prática esse efeito no corpo.
           
Introduzido no Brasil na última década, gradativamente este Método passou a ser desenvolvido e conhecido pelos brasileiros, porém como ocorre com todo novo método terapêutico ou de prevenção para a saúde, o desenvolvimento indiscriminado do Método Pilates, ocorreu tanto nas mãos de profissionais sérios e competentes, como por profissionais que, não passaram por um rigoroso treinamento nem por um prolongado curso de formação em centros especializados. Assim a técnica tem perdido o importante “princípio da fluência", tornando-se um método de exercícios executados com exagerada lentidão e precisão, similar a métodos fisioterapêuticos tradicionais  perdendo assim o cada vez mais o estímulo ao condicionamento físico. 

            Como sugestão para quem deseja confirmar a existência do condicionamento físico, há disponível no mercado alguns DVDs de praticantes do Método Clássico e que podem ser excelente sugestão. Através da fluência ininterrupta de movimentos os instrutores em nível avançado praticam o Reformer super avançado na sua forma mais original, ou seja uma sessão de uma hora neste equipamento apresentando os exercícios clássicos desenvolvidos por Joseph Pilates.
            
Atualmente alguns centros de estudo e ensino do Método Pilates Clássico no mundo, procuram preservar e divulgar a integridade do método na sua forma mais  original com respeito ao criador da Técnica. 


Entretanto comenta-se que uma metodologia criada há muitos anos precisa ser atualizada, modernizada ou modificada. Porém para quem estuda o Método original, a técnica é tão perfeita, a ordem de execução dos exercícios prova que um grupo muscular é estimulado em um movimento e no próximo é feita a compensação deste grupo de músculos de forma tão harmônica  que podemos inferir que o Método Pilates Clássico não necessita de muitos retoques! 


Cecilia Panelli Julho 2015




terça-feira, 23 de junho de 2015

Pilates na bola não faz parte do repertório de exercícios da linha clássica

Ao abrir o facebook agora a noite, me deparei com uma matéria publicada por uma Revista de Pilates on line, que dizia algo do tipo hoje é dia de incríveis exercícios de mat clássico e, para ilustrar a matéria, utilizaram-se de foto com pessoas executando exercícios no chão com uma bola entre os tornozelos. Tal foto me chamou atenção... exercícios de mat clássico com bola? 

Conforme já escrevemos em outros posts, a linha clássica do Pilates preserva a integridade do método criado por Joseph Pilates. Sendo assim,  para exercícios realizados no mat (solo) não se faz uso de bolas, nem ao menos visando "turbinar" a série. 

Mas, como imprimir maior nível de dificuldade em aula de mat pilates clássico? Utilizando-se de variações próprias a cada exercício e, caso a  opção seja por uso de acessórios, escolher aqueles criados por Joseph Pilates, como por exemplo, o magic circle. 


Outra alternativa seria executar os exercícios do mat em aparelhos que oferecem menor área de apoio ao corpo, tais como: wunda chair, small barrel, spine corrector. 



Por: Estela Sousa - formação em Pilates Clássico Power Pilates Education. Instrutora de Pilates no Studio Corpo & Movimento - Uberlândia/MG.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Workshops de Educação Continuada

Workshops de Educação Continuada 


Karine Cid no Brasil!

Aproveite para renovar os seus créditos na PMA. 


Karine Cid, Itália, instrutora Sênior da Power Pilates de Nova York. Certificada por Romana kryzanowska



15 de Agosto (sábado):
9-10 horas      Solo Avançado                                                               workout
10-13 horas    Fortalecendo a Gestação                                          􀀓    workshop
14-16 horas    Como Observar o Aluno e dar Dicas Apropriadas     􀀓    workshop
16-18 horas    Progressões nos Barris                                              􀀓    workshop

16 de Agosto
9-10 horas      Aula de Solo Avançado com Tornozeleiras              􀀓     workout
10-13 horas    Reformer Super Avançado                                        􀀓   workshop
14-16 horas    Revisão de High e Wunda Chair                               􀀓   workshop
16-18 horas    Pequenos Acessórios: Bean Bag, Foot Corrector, Toe Corrector, Magic Square, Airplane Board, Pinwheel                                                           􀀓  workshop


Inofrmações e inscrições: www.pilatesadrianatrotta.com.br
cursos@pilatesadrianatrotta.com.br

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Wunda Chair: um aparelho versátil


Vejam só a genialidade de Joseph Pilates ao criar um aparelho que pode ser utilizado tanto como móvel quanto como equipamento de ginástica: a versátil Wunda Chair.