terça-feira, 26 de abril de 2016

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL


A hipertensão ou pressão alta ocorre quando as paredes das artérias oferecem resistência à passagem do sangue, fazendo com que os valores das pressões máxima e mínima fiquem iguais ou ultrapassem os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Os hipertensos tem maiores chances de sofrer infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e renal, impotência sexual, além de outras complicações que afetam significantemente a qualidade de vida.

A pressão alta é um mal silencioso. Você sabia que cerca de 25% da população brasileira é hipertensa? E que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os hipertensos tem uma redução na expectativa de vida de até 16,5 anos?

Fatores de risco:
   Hábitos alimentares irregulares (consumo elevado de sal e produtos industrializados) e tabagismo
   Sobrepeso e obesidade (aceleraram em até 10 anos o aparecimento da hipertensão)
   Hereditariedade (quem tem pai ou mãe com hipertensão tem 30% de chances de se tornar hipertenso. Se a herança é bilateral, o risco da hipertensão aumenta para até 50%)
   Diabetes

Muitas vezes, os sintomas surgem quando a hipertensão já causou danos aos órgãos. Não perca tempo, agende uma consulta de cardiologia para saber como anda sua pressão E inicie a prática de atividade física o quanto antes.

Lembre-se de que a prática de atividade física neutraliza as mutações do DNA que deixam as pessoas suscetíveis à hipertensão.

Abandone o marasmo!

Cecilia Panelli
Whats: 11-982036577










Nenhum comentário:

Postar um comentário