quinta-feira, 23 de julho de 2015

High Chair e wunda chair: estabilização e mobilidade da coluna vertebral na vertical

Ao contrário da maior parte dos exercícios realizados no Mat, no Reformer e no Cadillac, os executados na High Chair e na Wunda Chair integram os conceitos de Pilates de estabilização do tronco e de mobilidade da coluna vertebral num alinhamento postural vertical. 

 High Chair

Wunda Chair


Por: Estela Sousa - formação em Pilates Clássico Power Pilates Education. Instrutora de Pilates no Studio Corpo & Movimento - Uberlândia/MG.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Karine Cid no Brasil: Educação continuada Power Pilates 2015

Está chegando o final de semana dos workshops intensivos que a Teacher Senior da Power Pilates - Karine Cid - irá ministrar aqui no Brasil.
Evento imperdível... já marquem na agenda e providenciem a inscrição. Vagas limitadas!


Só para descontrair um pouco

Vi essa tirinha no facebook e não pude deixar de compartilhar. Vai ao encontro do que temos discutido sobre os rumos do Pilates no Brasil, com a proliferação desenfreada de escolas com reputação duvidosa. 


Por: Estela Sousa - formação em Pilates Clássico Power Pilates Education. Instrutora de Pilates no Studio Corpo & Movimento - Uberlândia/MG.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Pilates Clássico na melhoria do controle glicêmico em diabéticos tipo 2

Segue artigo produzido por nosso colega, Alexandre Kikuti, instrutor de Pilates com formação clássica pela Power Pilates Education. 

Pilates Clássico na melhora do controle glicêmico em diabéticos tipo 2
Autores: *ALEXANDRE KIKUTI DA SILVA.; SÔNIA COUTO RAMOS.
Palavra Chave: Diabetes, Controle Glicêmico, Pilates.

Introdução
Em 1926, aos 43 anos, Joseph H. Pilates fundou em NY (EUA) o primeiro estúdio de um dos mais importantes e atuais métodos de condicionamento físico, o Pilates. Entre os equipamentos criados pelo autor, está o Wall Unit ou Tower, uma adaptação de outro equipamento, o Cadillac, para ambientes com espaço reduzido, possibilitando a execução de aulas em grupo que mesclem exercícios de solo e alguns próprios do Cadillac. A prática de exercício físico é vista como importante ferramenta no controle dos níveis glicêmicos e na hemoglobina glicada (HbA1c) melhorando a qualidade de vida do indivíduo diabético tipo 2.
Objetivo: Analisar o comportamento glicêmico, pré e pós-aulas de Pilates/Tower Class, em um indivíduo diabético tipo 2.

Metodologia
A aula de Tower foi composta de 5 min. alongamento e ativação do Power House; 25 min. exercícios solo; 15 min. exercícios com molas e assessórios; 5 min. finalização. Foi aplicado o método clássico caracterizado por ensinar os mesmos exercícios criados por Joseph Pilates, bem como a mesma ordem de execução e com os mesmos objetivos. A amostra foi composta por um indivíduo, feminino, 40 anos, três meses duas vezes por semana, e glicemia medida antes e após a aula. O modelo estatístico utilizado foi o teste t de student para amostras dependentes.

Resultados
A tabela 1 apresenta à média e desvio padrão de cada mês analisado apresentando significativa melhora (p<0,05) na glicemia aguda em resposta a prática do Pilates (Agosto: p=0,017 / Setembro: p=0,033 / Outubro: p=0,020). Também apresenta a média e desvio padrão com significância entre a média geral dos três meses (Agosto-Outubro: p=0,044).
Tabela1 – Média dos valores glicêmicos pré e pós-aula de Pilates 2015
Variáveis
Antes do treino
Depois do treino
P
Glic Ago
113,50±5,000
106,00±7,703
,017
Glic Set
108,25±9,179
99,75±8,958
,033
Glic Out
113,80±11,300
100,60±6,542
,020
Glic Ago/Out
113,50±5,000
100,60±6,542
,044





O gráfico 1 apresenta significativa melhora na glicemia pré e pós aula de Pilates em todos os meses avaliados (Agosto/setembro/outubro). A média entre os três meses também apresentou melhora nos níveis glicêmicos.


Gráfico 1: Efeito do método Pilates na glicemia pré e pós aula de Tower Class 2015

Conclusão
Efeitos agudos foram observados após as aulas de Pilates melhorando os níveis glicêmicos no indivíduo diabético tipo 2. O Pilates parece ser uma prática que colabora na qualidade de vida do diabético.Devido à carência de informações associados ao tema, novos estudos são necessários para fortalecer nossos resultados.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

J. Pilates e seu método


Como era sábio nosso mestre J. Pilates!



Mas o que significa, em uma aula de Pilates,  realizar movimentos de forma correta e equilibrada?
Significa executá-los com precisão e fluidez, aplicando a respiração correta, acionando adequadamente o power house e com a atenção (concentração) voltada à ação executada. 



Por: Estela Sousa - formação em Pilates Clássico Power Pilates Education. Instrutora de Pilates no Studio Corpo & Movimento - Uberlândia/MG.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Workshops de Educação Continuada

Workshops de Educação Continuada 


Karine Cid no Brasil!

Aproveite para renovar os seus créditos na PMA. 


Karine Cid, Itália, instrutora Sênior da Power Pilates de Nova York. Certificada por Romana kryzanowska



15 de Agosto (sábado):
9-10 horas      Solo Avançado                                                               
10-13 horas    Fortalecendo a Gestação                                         
14-16 horas    Como Observar o Aluno e dar Dicas Apropriadas   
16-18 horas    Progressões nos Barris                                            

16 de Agosto
9-10 horas      Aula de Solo Avançado com Tornozeleiras             
10-13 horas    Reformer Super Avançado                                      
14-16 horas    Revisão de High e Wunda Chair                             
16-18 horas    Pequenos Acessórios: Bean Bag, Foot Corrector, Toe Corrector, Magic Square, Airplane Board, Pinwheel                                                  


Informações e inscrições: www.pilatesadrianatrotta.com.br
cursos@pilatesadrianatrotta.com.br

sábado, 4 de julho de 2015

Você conhece a Guilhotina? Sabia que é um equipamento Clássico criado por Joseph Pilates?








GUILHOTINA



Cecilia Panelli com Romana kryzanowska - Julho de 1999 Nova York

A aula na Guilhotina é excepcional! Um equipamento versátil, apesar da aparência e nomes assustadores! A Guilhotina pode ser tanto utilizada para os clientes iniciantes, para melhor estímulo ao tratamento de desvios posturais como escoliose, como também excelente para bailarinos e clientes avançados. 



Cecilia Panelli
2015


quarta-feira, 1 de julho de 2015

PILATES infantil

Esse texto é uma oportunidade para refletir sobre a importância das práticas corporais durante o desenvolvimento da criança.
Na sociedade atual, a preocupação é desenvolver o intelecto o quanto antes e o máximo possível através de uma variedade cada vez maior de estímulos principalmente do meio virtual. As atividades motoras estão sendo relegadas a segundo plano. Hoje em dia podemos observar crianças aos quatro ou cinco anos muito atentas ao desenvolvimento das atividades virtuais, manuseando um computador com muita habilidade, entretanto desprezando a importância do brincar, do movimento para dedicar-se a horas a frente de equipamentos eletrônicos.
            A procura de uma escola infantil é possível encontrar uma variedade de ofertas, que priorizavam o estudo da informática, da língua inglesa, da escrita...uma abundância de programas e de propostas para a faixa etária em questão, em detrimento ao estudo e desenvolvimento das artes, da música, do teatro, das brincadeiras, das atividades físicas, da poesia etc... Notei que o desenvolvimento destas atividades são considerados não lucrativo do ponto de vista da instituição, e portanto tidas, em muitos casos, como atividades extra-currículo. Os pais não acreditam que estas habilidades sejam importantes pois provavelmente não vão ser fonte geradora do lucro almejado.  
Entretanto, nosso ritmo biológico não segue o ritmo da instituição social, esse “corpo–objeto” como vem sendo tratadas nossas crianças hoje em dia, especialmente no primeiro setênio.
            Ao compreender a natureza, as necessidades, as perturbações da infância, podemos dispor de mais ferramentas para conduzir a criança a desenvolver suas capacidades de forma otimizada para as bases corporais da saúde e do caráter e evitar as influências indesejáveis.  
Combinando princípios da calma, da concentração, do relaxamento e da flexibilidade, com o desenvolvimento da força, tônus muscular e movimento, através da prática do Método Pilates, a criança, a partir do segundo setênio (sete à quatorze anos) quando será introduzida ao Método Pilates  poderá desenvolver movimentos espontâneos, dotados de intenção e significado. Desta forma não vai mover-se como uma pequena máquina, com movimentos bruscos, contraídos pois o mecânico poderá apoderar-se de seu sistema se exposta prematuramente.
 Através das aulas com exercícios de solo desenvolvidos por Joseph Pilates poderá trabalhar sua motricidade de forma fluida, contínua desenvolvendo graça e harmonia entre os fatores força e flexibilidade.
A aula de Pilates infantil é lúdica, a criança aprende se divertindo,  memorizando a série clássica de exercícios elaborados pelo criador, e através do uso de acessórios específicos pode também compreender melhor como utilizar sua força e equilibrar seus movimentos.
Alguns nomes de exercícios são bastante divertidos, com movimentos parecidos com o de animais, como o “seal”, ou seja “a foca” batendo palmas, ou imagens de movimentos de objetos como o “rolling like a ball” (rolando como uma bola), trazendo inspirações e sugestões visuais para a criança realizar o movimento com graça, leveza e principalmente ludicidade. E como consequência temos um estímulo de movimento e atividade física, que equilibram as cadeias musculares, além de todos os benefícios fisiológicos importantes para o desenvolvimento motor da criança que auxiliam muito no seu processo de crescimento e podem até sanar diversos problemas. É a Cura pelo movimento!


Cecilia Panelli
Julho 2015