PILATES infantil
Esse texto é uma oportunidade para refletir sobre a
importância das práticas corporais durante o desenvolvimento da criança.
Na sociedade atual, a preocupação é desenvolver o intelecto
o quanto antes e o máximo possível através de uma variedade cada vez maior de
estímulos principalmente do meio virtual. As atividades motoras estão sendo
relegadas a segundo plano. Hoje em dia podemos observar crianças aos quatro ou
cinco anos muito atentas ao desenvolvimento das atividades virtuais, manuseando
um computador com muita habilidade, entretanto desprezando a importância do
brincar, do movimento para dedicar-se a horas a frente de equipamentos
eletrônicos.
A procura de uma escola infantil
é possível encontrar uma variedade de ofertas, que priorizavam o estudo da
informática, da língua inglesa, da escrita...uma abundância de programas e de
propostas para a faixa etária em questão, em detrimento ao estudo e
desenvolvimento das artes, da música, do teatro, das brincadeiras, das
atividades físicas, da poesia etc... Notei que o desenvolvimento destas atividades
são considerados não lucrativo do ponto de vista da instituição, e portanto
tidas, em muitos casos, como atividades extra-currículo. Os pais não acreditam
que estas habilidades sejam importantes pois provavelmente não vão ser fonte geradora
do lucro almejado.
Entretanto, nosso ritmo biológico não segue o ritmo da
instituição social, esse “corpo–objeto” como vem sendo tratadas nossas crianças
hoje em dia, especialmente no primeiro setênio.
Ao compreender a natureza, as
necessidades, as perturbações da infância, podemos dispor de mais ferramentas
para conduzir a criança a desenvolver suas capacidades de forma otimizada para
as bases corporais da saúde e do caráter e evitar as influências indesejáveis.
Combinando princípios da calma, da concentração, do
relaxamento e da flexibilidade, com o desenvolvimento da força, tônus muscular
e movimento, através da prática do Método Pilates, a criança, a partir do
segundo setênio (sete à quatorze anos) quando será introduzida ao Método
Pilates poderá desenvolver movimentos
espontâneos, dotados de intenção e significado. Desta forma não vai mover-se
como uma pequena máquina, com movimentos bruscos, contraídos pois o mecânico
poderá apoderar-se de seu sistema se exposta prematuramente.
Através das aulas
com exercícios de solo desenvolvidos por Joseph Pilates poderá trabalhar sua
motricidade de forma fluida, contínua desenvolvendo graça e harmonia entre os
fatores força e flexibilidade.
A aula de Pilates infantil é lúdica, a criança aprende se
divertindo, memorizando a série clássica
de exercícios elaborados pelo criador, e através do uso de acessórios
específicos pode também compreender melhor como utilizar sua força e equilibrar
seus movimentos.
Alguns nomes de exercícios são bastante divertidos, com
movimentos parecidos com o de animais, como o “seal”, ou seja “a foca” batendo
palmas, ou imagens de movimentos de objetos como o “rolling like a ball” (rolando
como uma bola), trazendo inspirações e sugestões visuais para a criança
realizar o movimento com graça, leveza e principalmente ludicidade. E como
consequência temos um estímulo de movimento e atividade física, que equilibram
as cadeias musculares, além de todos os benefícios fisiológicos importantes
para o desenvolvimento motor da criança que auxiliam muito no seu processo de
crescimento e podem até sanar diversos problemas. É a Cura pelo movimento!
Cecilia Panelli
Julho 2015
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