sexta-feira, 29 de maio de 2015


  • Educação Continuada  Guarulhos/SP 
Créditos válidos para PMA! Consulte: www.pilatesadrianatrotta.com.br/ cursos@pilatesadrianatrotta.com.br Hotel Sables acomodações, translados para aeroporto e refeições por um preço diferenciado para os participantes do evento. Karine Cid no Brasil. Sênior Instructor. 
15 de Agosto (sábado):
9-10 horas Solo Avançado
10-13 horas Fortalecendo a Gestação
14-16 horas Como Observar o Aluno e dar Dicas Apropriadas
16-18 horas Progressões nos Barris

16 de Agosto
9-10 horas Aula de Solo Avançado com Tornozeleiras
10-13 horas Reformer Super Avançado
14-16 horas Revisão de High e Wunda Chair
16-18 horas Pequenos Acessórios: Bean Bag, Foot Corrector, Toe Corrector, Magic Square, Airplane Board, Pinwheel

quinta-feira, 28 de maio de 2015


CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DA POWER
PILATES® NEW YORK NO BRASIL



15 de Agosto (sábado):
9-10 horas Solo Avançado 
10-13 horas Fortalecendo a Gestação
14-16 horas Como Observar o Aluno e dar Dicas Apropriadas 
16-18 horas Progressões nos Barris 

16 de Agosto
9-10 horas Aula de Solo Avançado com Tornozeleiras 
10-13 horas Reformer Super Avançado
14-16 horas Revisão de High e Wunda Chair 
16-18 horas Pequenos Acessórios: Bean Bag, Foot Corrector, Toe Corrector, Magic
Square, Airplane Board, Pinwheel 


Atendimento para inscrições:
Pilates por Adriana Trotta – Power Pilates® International Participating Training
Center - Av. Dr. Carlos de Campos 40, Primeiro Andar. Parque Renato Maia

/Guarulhos/SP – 11-24793867 – www.pilatesadrianatrotta.com.br

Acomodações e translados para o aeroporto com preços especiais para participantes dos workshops no Hotel Sables. Entre em contato para reservar a sua vaga!

terça-feira, 26 de maio de 2015

MÉTODO PILATES CLÁSSICO, formação de novos instrutores.

“Parece-nos que Pilates seja uma técnica ‘antiga e nova’ ao mesmo tempo. O que queremos dizer é que trata-se de um método criado na época da Primeira Guerra Mundial, mas cujos princípios são inovadores e atuais. Como o próprio Joseph Pilates escreveu, se Método estava pelo menos 50 anos à frente do seu tempo.” (Extraído do Livro: Método Pilates de Condicionamento do Corpo: um programa para toda vida, 2010)

Introduzido no Brasil na última década, gradativamente o Método Pilates passou a ser desenvolvido e conhecido pelos brasileiros, porém como ocorre com todo novo método terapêutico ou de prevenção o desenvolvimento indiscriminado tem ocorrido tanto pelas mãos de profissionais qualificados como por outros que não cumpriram uma formação específica nos variados centros de formação existentes pelo mundo.

Um curso de formação na técnica de Pilates em Centros Oficiais de Treinamento dura, em média, um ano e tem um alto custo, além de exigir uma carga horária significativa de estágios (mínimo de 450 horas pela PMA). Desta forma, muitos profissionais desistem de cumprir os procedimentos de uma formação, passando a ensinar o Método após apenas assistir e praticar algumas aulas e/ou assistir a vídeos. Alguns ainda decidem “formar” novos professores mesmo sem ter cumprido um curso de formação específico para isso.

Durante o processo de formação é que o profissional adquire condições para se tornar um ser humano melhor, consciente de seus pontos fracos e fortes. Mas, se é tão difícil controlar profissionais, imagine não profissionais!

Os cursos de formação são abertos para todos os profissionais da área de saúde; educação física, dança, terapia ocupacional e fisioterapia. Cada profissional irá atuar de maneira diferenciada utilizando a técnica de acordo com os conhecimentos adquiridos durante sua formação, mas todos poderão trabalhar com o Método Clássico criado por Joseph Pilates adaptando os exercícios de acordo com as necessidades do cliente.


Atualmente existem diferentes vertentes do Método original de Joseph Pilates, alguns dos instrutores que foram seus alunos no passado resolveram combinar os ensinamentos recebidos do mestre com seus próprios conhecimentos criando outras linhas da Técnica de Pilates que existem atualmente. Há correntes que são mais específicas para o trabalho terapêutico, muito procuradas por fisioterapeutas e pelo terapeuta ocupacional e há o método clássico ou autêntico que os profissionais de dança e educação física se identificam mais.

domingo, 24 de maio de 2015

Quem pode trabalhar com pilates?


Cref não pode exigir inscrição de profissionais de dança, yoga e marciais

A juíza Luciana Alves Henrique, da 18ª Vara Federal Cível, deferiu liminar pedida em Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público Federal e proibiu o Conselho Regional de Educação Física (Cref) de São Paulo de exigir a inscrição em seus quadros e a cobrança de anuidade aos profissionais de dança, yoga, artes marciais e capoeira para que eles possam exercer suas atividades.
Também foi proibido ao Cref cobrar valores e tomar medidas administrativas contra academias que mantenham tais profissionais não-inscritos em seus quadros.
Segundo a ACP, movida pelo Procurador da República Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, a cobrança de anuidade e a exigência de inscrição no conselho de educação física ferem os princípios de legalidade e da liberdade de trabalho. A juíza, na liminar, também fundamentou sua decisão argumentando que, pela resolução, o profissional que não cumpre as exigências do Cref pode ficar ``impedido de exercer sua atividade, deixando de receber numerário necessário ao seu sustento´´.
Segundo a juíza, não há lei que imponha aos praticantes da capoeira, artes marciais, yoga e dança a qualificação exigida pelo Cref e que a capacitação técnica desses profissionais é sempre exigida por meio de cursos específicos.
Na opinião do MPF, acatada pela juíza, o Cref abusou de suas atribuições, ao exigir de tais profissionais a inscrição no conselho pela forma de uma resolução, editada em 2002. No entender do MPF e também da juíza, tal ato é uma restrição de direitos e tal restrição só pode ser estabelecida por meio de lei, uma vez que ``ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei´´, como prevê o artigo 5º da Constituição.
Nova ação em face do Cref 
Em Ação Civil Pública proposta ontem (dia 22) pela Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Eugênia Fávero, o MPF pede o fim da cobrança de anuidade e taxa de registro para inscrição na entidade, conforme estabelecido por uma resolução do Conselho Federal de Educação Física (Confef). Segundo o MPF, não existe lei que prevê tais cobranças, nem mesmo para os profissionais formados em Educação Física, e não se pode condicionar o registro profissional ao pagamento de tais taxas.
A norma determinada pelo CONFEF e executada pelo Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF/SP) viola, segundo a procuradora, ´´além do princípio da legalidade, o da liberdade de exercício profissional, pois os profissionais da Educação Física (pessoas físicas ou jurídicas), para que possam exercer a profissão sem se sujeitarem à prática de infração disciplinar, vêm sendo compelidos a custear o pagamento de taxas fixadas e majoradas sem o devido amparo legal´´.

Cref não pode exigir inscrição de profissionais de dança, yoga e marciais —Portal ... Página 1 de 1
http://www.prsp.mpf.gov.br/sala-de-imprensa/noticias_prsp/noticia-325 07/06/2013

sexta-feira, 22 de maio de 2015


Pilates Clássico na Dança

O Método Pilates, diferentemente da dança, tem apenas um criador, graças a isso podemos dizer que o método é único e as pessoas que divulgam e trabalham com o método clássico são as que honram a integridade do trabalho original desenvolvido por Joseph Pilates.

Durante o período da Guerra, no campo de concentração em que Pilates ficou recluso e atuou como enfermeiro, desenvolveu os equipamentos que são conhecidos e utilizados até hoje e também a “Contrologia” ou “a arte do controle” do corpo juntamente com os seis princípios básicos: concentração, respiração, centralização, precisão, fluência e controle.
Após a Guerra, retornou à Alemanha a convite do governo para treinar auto-defesa e realizar o preparo físico da força policial da cidade de Hamburgo. Nesta época teve o primeiro contato com o mundo da Dança quando conheceu Rudolf Von Laban, que incorporou princípios de Pilates a sua técnica corporal e, assim como Pilates, questionou muito o treinamento físico de sua época. Laban (1978) criticou o “vazio” existente nas peças de teatro e dança, buscando movimentos mais espontâneos e conscientes. Também Mary Wigman, uma famosa bailarina alemã que era sua cliente utilizava os exercícios de Pilates como preparação física de seus bailarinos no início da aula.

Em 1926, aos 46 anos, Pilates emigrou para os Estados Unidos, fundando em Nova York seu primeiro estúdio na Oitava avenida no número 939, em um edifício onde haviam vários estúdios de dança, o qual atraiu imediatamente a atenção deste público. Famosos bailarinos da época viram-se beneficiados com a sua técnica, como Martha Graham, professora, bailarina e coreógrafa pioneira da dança moderna, Ruth St. Denis, Ted Shawn, Jerome Robbins, Hanya Holm e George Balanchine, fundador da School of American Ballet e diretor da Companhia que viria a ser o New York City Ballet atualmente. Joseph e Clara Pilates frequentemente viajavam para o Pillow de Jacob, um campo de dança nas Montanhas de Berkshire.
Romana Kryzanowska, uma das alunas de Joseph Pilates e que tem por anos transmitido os ensinamentos clássicos, era uma jovem bailarina da School of American Ballet quando foi apresentada a Joseph Pilates por George Balanchine. Tinha lesionado seu tornozelo e não podia mais dançar. Na época (1941) não havia a fisioterapia ou a medicina esportiva e a única alternativa eram as cirurgias, assim mesmo muito primitivas. Passou a fazer aulas com Joseph Pilates e já na sua primeira sessão, estranhou o fato de que para apenas uma lesão de tornozelo tivesse que exercitar todo o corpo, com exercícios não específicos para a área lesionada. Após a sua terceira sessão, notou que já não havia inchaço e que não mais sentia dor. Assim, compreendeu o primeiro princípio deste trabalho: “circulação é o que cura”. Quando retornou às aulas de ballet notou que tinha mais força, equilíbrio corporal e domínio de seus movimentos, além de estar totalmente recuperada. 

Sari Pace, também filha de Romana Kryzanowska, foi introduzida no Método aos oito anos de idade, quando teve complicações de uma enfermidade que a levou a uma cirurgia no tendão do pé, incapacitando-a de andar por seis meses. Os músculos do pé e da perna ficaram muito atrofiados e seu prognóstico foi de que não dançaria mais. Segundo Kryzanowska, conseguiu recuperar-se e dançar profissionalmente e, da mesma forma como ocorreu com Paul Mejía, foram feitas associações entre sua cura e a ajuda de exercícios de solo ensinados por Pilates. Sari Pace, representa a segunda geração a continuar a tradição do ensino do Método em sua forma original.

O Método Pilates é um sistema alternativo de movimentos utilizado na reabilitação, pós-reabilitação e no condicionamento, significa que podemos utilizar seus princípios e benefícios desde o leito hospitalar até com atletas, bailarinos profissionais e etc... Serve de complemento à qualquer outra atividade física, por exemplo é muito utilizado como preparação física de bailarinos e atletas de elite. Hoje já há muitos exemplos e algumas comprovações científicas. Publiquei minha dissertação de mestrado em 2004 provando cientificamente os resultados do método na preparação física de atletas na prevenção do surgimento de lesões.

O Método Pilates Clássico traz o equilíbrio entre os fatores força e flexibilidade promovendo melhor harmonia entre as cadeias musculares. Fornecendo comprimento a musculatura “encurtada” e fortalecimento aos músculos enfraquecidos e harmonizando o corpo do bailarino que muitas vezes tem um desequilíbrio entre os fatores força e flexibilidade, fator que acarreta maior predisposição as lesões.

Atuei profissionalmente como bailarina e desde a infância acostumei-me a conviver com as dores no corpo, com as privações no tempo de lazer e com o clima competitivo em busca da melhor performance. Na recuperação de minhas lesões estive sujeita a tratamentos do tipo: “Se você parasse de dançar... seu joelho ficaria bom.”. Mas, uma vez que compreendo que tanto o atleta como o bailarino não “podem” e nem “conseguem” deixar de atuar, busco estudar meios que contribuam para minimizar a dor e que possam igualmente atuar como medidas preventivas.


Minha trajetória com o Método Pilates teve início em 1997, quando pela primeira vez ouvi falar sobre a técnica, através de uma profissional da companhia de dança da qual eu fazia parte. Tratava-se de uma bailarina que se destacava no nosso grupo, pois dispunha de uma força e resistência inigualáveis. Fisicamente eu demonstrava falta de harmonia, minhas pernas apresentavam músculos visivelmente mais desenvolvidos que os do tronco e dos braços. O fator flexibilidade superava muito a força muscular e eu sofria com freqüência entorses e tendinites.

Em dezembro de 1997, em Nova York, durante curso de aperfeiçoamento em dança moderna no Limón Institute, os bailarinos após a aula seguiam para a aula de preparação física com o Método Pilates. Era algo inédito para mim já que eu acreditava que a preparação física de um bailarino era feita somente com as aulas de dança. Me identifiquei imediatamente com o método já na primeira sessão e pude compreender como podia auxiliar na prevenção de lesões e no meu melhor desempenho dentro da dança fazendo com que eu me tornasse um bailarina mais ágil com mais força e domínio dos movimentos!

Texto retirado do Livro: Método Pilates de Condicionamento do Corpo, Editora Phorte, 2010. 
           
Prof. Mestre Cecilia Panelli
Mestre em Pedagogia do Movimento e Motricidade Humana, Bacharel e Licenciada em Dança pela Unicamp. Integrante do corpo-docente de cursos de pós-graduação em Pilates. Diretora do primeiro Centro de Certificação Filiado à Power Pilates® no Brasil, Professora Teacher Trainer da Power Pilates®. Autora do livro Método Pilates de Condicionamento do Corpo e tradutora das Obras Completas de Joseph Pilates, autora de artigos científicos relacionados à sua linha de pesquisa sobre o Método Pilates.






quarta-feira, 20 de maio de 2015

Fotos de aulas de J. Pilates

Vejam que interessante as aulas de nosso mestre Joseph Pilates:

Aparelho: Reformer
Exercício: Hundred (frente)
Nível: iniciante

Exercício: Russian Splits (fundo)
Nível: avançado


Aparelho: Guilhotina
Exercício: Monkey 
Nível: intermediário


Aparelho: Ladder Barrel
Exercício: Back Stretch
Nível: avançado



Aparelho: Cadillac
Exercício: Hanging
Nível: intermediário


Aparelho: Guilhotina
Exercício: Tower
Nível: intermediário



Aparelho: Reformer
Exercício: Swan
Nível: super avançado



Mat
Exercício: Hundred
Nível: avançado (com o professor em pé sobre o abdome do aluno)



Aparelho: Reformer
Exercício: Side Splits (esquerda) 
Nível: avançado

Exercício: Footwork (direita) 
Nível: iniciante



Aparelho: Cadillac
Exercício: Airplane
Nível: intermediário

segunda-feira, 18 de maio de 2015

LONG SPINE MASSAGE


Alexandre Abdala e o Long Spine Massage sem as alças de couro! Este exercício de nível avançado exige que a pessoa tenha um grau de desenvolvimento muscular avançado. Tem elevado nível de dificuldade de execução já com as alças e sem alças fica muito mais desafiante, mas possível, basta desenvolver seus músculos! Exercício Clássico realizado no reformer universal criado por Joseph H. Pilates. 

sexta-feira, 15 de maio de 2015

PRE-TREINAMENTO DE GYROTONIC

São Paulo/SP - 17 à 19 de julho
aguiaparda@gmail.com

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Boomerang

Você conhece o boomerang?

Exercício de nível avançado, executado no mat (solo).



Fortaleça bastante o power house antes de executá-lo!!!

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Hundred

HUNDRED – CEM
No método clássico, o Hundred é executado como exercício de aquecimento. Tem como objetivo estimular a circulação do sangue e dos pulmões, ativar o centro de força (POWER HOUSE), desenvolvendo os músculos abdominais, trabalhar a coordenação, aumentar a resistência e preparar seu corpo para os próximos exercícios.
Para progredir no Hundred, certifique-se que sua região lombar esteja firmemente apoiada no colchão e seu abdômen esteja constantemente contraído, e mantenha a cabeça e ombros elevados, a base das escápulas NÃO saem do colchão.
Movimente seus braços vigorosamente para cima e para baixo, isso estimulará sua capacidade cardiovascular. Comece com apenas 2 respirações, para 20 bombeamentos do braço, aumente gradativamente o padrão de respiração até alcançar 10 respirações, para 100 bombeamentos do braço.
Procure fazer o exercício sempre monitorado por um professor certificado em Pilates e formado na área da saúde, podendo assim auxilia-lo a não ter desconforto ou lesões durante a execução.


Autora do texto: Gisele S Souza
Formada em Educação Fisica - FIG
Certificada em Pilates - Power Pilates

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Os "elders" do pilates

O que significa "elders"?


No mundo do Pilates "elders" são professores que tiveram aulas diretamente com J. Pilates. Fazem parte da primeira geração de instrutores, e foram responsáveis pela divulgação do método através da fundação de seus próprios estúdios e escolas de formação.

Estão incluídos nesta lista:
  • Clara Pilates (1883?-1977): foi esposa de J. Pilates e trabalhou juntamente com ele na divulgação do método. Assumiu a direção do estúdio após a morte de Joe, dando continuidade ao trabalho do marido.

  • Romana Kryzanowska (1923-2013): era bailarina e procurou J. Pilates para tratar de lesões decorrentes da prática de dança. Foi uma das guardiãs mais conhecidas e conceituadas no ensino clássico de Pilates. Era muito próxima de Joseph e alguns anos após sua morte (aproximadamente em 1970) tornou-se diretora de seu estúdio. 
  • Ron Fletcher (1921-2011): assim como Romana, era também bailarino e participava da companhia de Dança Martha Grahm. Abriu seu próprio estúdio e criou seu estilo próprio de ensino de Pilates, batizado de Fletcher Pilates. 




  • Eve Gentry (1909-1994): foi uma dançarina que, como Ron Fletcher, aliou ao ensino de Pilates experiências com sua formação em Dança. Desenvolveu sua própria abordagem de "pré-pilates", batizando-a de "Método Gentry". Trabalhou diretamente com J. Pilates e, em 1955, após passar por uma mastectomia radical (uue lhe tirou também o músculo peitoral), foi reabilitada por ele e, com um ano de treinamento já realizava os exercícios mais avançados do método. 

  • Kathy Grant (1921-2010): Foi uma das únicas alunas que realmente foi certificada por J. Pilates. Ensinou Pilates na Tisch School of de Arts em Nova York. 

  • Bruce King (???): era um membro da companhia de Dança Merce Cunningham. Treinou vários anos com Joseph e Clara Pilates. Em meados de 1970 abriu seu próprio estúdio em Nova York e viajou o país para difundir seu conhecimento. Era detalhista e conhecido por sua economia de palavras e demonstrações precisas. 


  • Lolita San Miguel (1934 - ): certificou-se no Método, primeiramente, por Carola Trier, que foi a primeira discípula treinada diretamente por Joseph Pilates. Através de  Kathy Grant frequentou o programa de profissionalização e transição de carreiras para dançarinos, oferecidos pela Univerdade de Nova York, e logo começou a treinar diretamente com o criador do Método. Ela e Kathy Grant foram as únicas pessoas a receberem um certificado de treinamento assinado em mãos pelo próprio criador do Método, e com a chancela da State University of New York.


  • Carola Trier (1913-2000): foi a primeira discípula de Joseph Pilates a abrir seu próprio estúdio com a benção do mestre. 


F
  • Fontes
http://pilates.about.com/od/teachersandstyles/a/Pioneers.htm; 
http://www.pilatesanytime.com
https://www.pilates.com/BBAPP/V/pilates/origins-of-pilates.html





Por: Estela Sousa - formação em Pilates Clássico Power Pilates Education. Instrutora de Pilates no Studio Corpo & Movimento - Uberlândia/MG.


terça-feira, 5 de maio de 2015

Educação Continuada 2015


FICHA DE INSCRIÇÃO PARA CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA KARINE CID NO BRASIL - 2015 - 

Nome:_________________________________________________________________________
Endereço:______________________________________________________________________
Cidade:_____________Estado:_______________País:__________________________________
Cep:_______________Fone: (res.)__________________________________________________
Fone (com):_________________________Celular:____________________________________
e-mail:________________________________________________________________________

Gostaria de me inscrever para os seguintes cursos:

15 de Agosto (sábado):
9-10 horas Aula de Solo Avançado - R$45,00 (workout)
10-13 horas Fortalecendo a Gestação - R$325,00 (workshop)
14-16 horas Como Observar o Aluno e dar Dicas Apropriadas - R$215,00 (workshop)
16-18 horas Progressões nos Barris - R$215,00 (workshop)

16 de Agosto
9-10 horas Aula de Solo Avançado com Tornozeleiras - R$45,00 (workout)
10-13 horas Reformer Super Avançado - R$325,00 (workshop)
14-16 horas Revisão de High e Wunda Chair - R$215,00 (workshop)
16-18 horas Pequenos Acessórios: Bean Bag, Foot Corrector, Toe Corrector, Magic Square, Airplane Board, Pinwheel - R$325,00 (workshop)

* Pacote Completo com 10% de desconto (incluindo todos os 6 workshops 2 workouts): R$1.540,00. Parcelamento até 4X cheque pré-datado o preço à vista:

* Preço por curso assinalado:
Total:_____________________

Procedimentos de Inscrição:
Depósito/Transferência Bancária: entrar em contato com cursos@pilatesadrianatrotta.com.br para maiores detalhes ou 11-24793867.
Enviar essa ficha de inscrição preenchida e escaneada via e-mail para a Pilates Adriana Trotta (cursos@pilatesadrianatrotta.com.br) com o comprovante de depósito bancário escaneado.

Atendimento para inscrições:

Pilates por Adriana Trotta 
Av. Dr. Carlos de Campos 40, Primeiro Andar. Parque Renato Maia. 
Guarulhos/SP – 11-24793867 – www.pilatesadrianatrotta.com.br
cursos@pilatesadrianatrotta.com.br