quarta-feira, 18 de novembro de 2015

As gerações de instrutores de Pilates
Uma questão interessante a ser observada quando se contrata aulas de Pilates, diz respeito a formação do instrutor que as ministrará. Quanto mais próxima da fonte, ou seja, dos ensinamentos de Joseph Pilates, mais original é a forma de se ensinar o método.

Os instrutores de primeira geração, são aqueles que foram alunos diretos de Joseph. A título de exemplo, citamos a mais conhecida deles: Romana Kryzanowska.

Os de segunda geração, por sua vez, tiveram suas formações conduzidas por instrutores de primeira geração.

Já os de terceira geração, foram formados por instrutores de pilates de segunda geração.  

Nosso caso: onde estamos na genealogia do método





Por: Estela Rodrigues 

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Inspira pIlates!


Aquarela preferida de Joseph Pilates

"Es ist der Geist Dersicheden Körperbaut" (Fredrich Schiller) "O espírito contrói o corpo".




Esta bela frase com esta bela aquarela ficava exposta no estúdio de Joseph Pilates. 

Segundo a bibliografia consultada Pilates apreciava muito  Fredrich Schiller. 



Fonte: The Joseph Pilates Archive Collection - Sean Gallagher e Romana Kryzanowska, 2000.






Cecilia Panelli 5 de novembro de 2015



sábado, 17 de outubro de 2015

Breath


Belo texto de nosso parceiro Lipe Schilling, proprietário do estúdio "The Pilates Club" em Piracicaba, SP. 



“Sabe tudo que Joseph Pilates disse sobre respiração? EXPIRE! ” 

Adoro essa frase que ouvi em um workshop do Jay Grimes. Chega a ser bobo dizer que respirar é essencial para nossa saúde. Mas justamente por ser primordial para a vida, que não devemos ligar tanto para isto.

“Eu não posso ensinar um coração a bater... Eu não posso te ensinar como respirar”

É claro que respiração deve ser assunto em algum momento durante uma aula de pilates, até porque a boa execução de alguns (poucos) exercícios dependem de uma respiração específica. Entretanto, não devemos focar tanto na respiração a ponto de isso atrapalhar o princípio do método pilates: MOVER-SE! Vejo professores tão preocupados em coordenar o ar que entra e sai com os movimentos que quase impossibilitam que seus clientes, de fato, se movimentem.

Na pratica, a dica é: respire naturalmente, como se estivesse fazendo uma caminhada. Para os “exercícios respiratórios”, pense na expiração. Quanto mais ar você soltar, mais ar irá entrar. Simples assim!


terça-feira, 13 de outubro de 2015

Pilates para crianças


Esse texto é uma oportunidade para refletir sobre a importância das práticas corporais durante o desenvolvimento da criança.

Na sociedade atual, a preocupação é desenvolver o intelecto o quanto antes e o máximo possível através de uma variedade cada vez maior de estímulos principalmente do meio virtual. As atividades motoras estão sendo relegadas a segundo plano. Hoje em dia podemos observar crianças aos quatro ou cinco anos muito atentas ao desenvolvimento das atividades virtuais, manuseando um computador com muita habilidade, entretanto desprezando a importância do brincar, do movimento para dedicar-se a horas a frente de equipamentos eletrônicos. 
 
A procura de uma escola infantil é possível encontrar uma variedade de ofertas, que priorizavam o estudo da informática, da língua inglesa, da escrita...uma abundância de programas e de propostas para a faixa etária em questão, em detrimento ao estudo e desenvolvimento das artes, da música, do teatro, das brincadeiras, das atividades físicas, da poesia etc... Notei que o desenvolvimento destas atividades são considerados não lucrativo do ponto de vista da instituição, e portanto tidas, em muitos casos, como atividades extra-currículo. Os pais não acreditam que estas habilidades sejam importantes pois provavelmente não vão ser fonte geradora do lucro almejado.  

Entretanto, nosso ritmo biológico não segue o ritmo da instituição social, esse “corpo–objeto” como vem sendo tratadas nossas crianças hoje em dia, especialmente no primeiro setênio.
Ao compreender a natureza, as necessidades, as perturbações da infância, podemos dispor de mais ferramentas para conduzir a criança a desenvolver suas capacidades de forma otimizada para as bases corporais da saúde e do caráter e evitar as influências indesejáveis.  

 Através das aulas com exercícios de solo desenvolvidos por Joseph Pilates poderá trabalhar sua motricidade de forma fluida, contínua desenvolvendo graça e harmonia entre os fatores força e flexibilidade. 

A aula de Pilates infantil é lúdica, a criança aprende se divertindo,  memorizando a série clássica de exercícios elaborados pelo criador, e através do uso de acessórios específicos pode também compreender melhor como utilizar sua força e equilibrar seus movimentos. 

Alguns nomes de exercícios são bastante divertidos, com movimentos parecidos com o de animais, como o “seal”, ou seja “a foca” batendo palmas, ou imagens de movimentos de objetos como o “rolling like a ball” (rolando como uma bola), trazendo inspirações e sugestões visuais para a criança realizar o movimento com graça, leveza e principalmente ludicidade. E como consequência temos um estímulo de movimento e atividade física, que equilibram as cadeias musculares, além de todos os benefícios fisiológicos importantes para o desenvolvimento motor da criança que auxiliam muito no seu processo de crescimento e podem até sanar diversos problemas. É a Cura pelo movimento!

Cecilia Panelli
13 de outubro de 2015




segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Neck Stretcher acessório de Pilates clássico








Você conhece o neck stretcher?

É um acessório criado por Joseph Pilates e utilizado por instrutores em todo o mundo para o fortalecimento principalmente da região cervical. Como Joseph Pilates teve uma infância muito doentia, estava sempre procurando desenvolver acessórios e/ou equipamentos que pudessem auxiliar as pessoas com limitações físicas a se exercitar. Experimente o Neck stretcher; é simplesmente maravilhoso! Nos estúdios que trabalham com o Método Clássico desenvolvido por Joseph Pilates e em cursos de certificação do Método Clássico você vai encontrar esse acessório.

Cecilia Panelli - 5 de outubro de 2015



quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Romana kryzanowska

Embora a primeira frase acima não esteja completamente correta, gostaria de enviar assim mesmo com a mensagem  do aprendizado maravilhoso sobre a coluna, descrito por Pilates em sua época.

Não é à toa que ele dizia que estava pelo menos 50 anos à frente do seu tempo!

A cada dia conseguimos constatar e comprovar cientificamente os ensinamentos do seu Método e sua eficiência.

Pratique o Método Pilates criado por Joseph Pilates, veja a eficiência de suas criações! Conheça seus equipamentos originais e acessórios.

Romana kryzanowska nós que tivemos a oportunidade de receber seus ensinamentos diretamente, te agradecemos muito por seu empenho e dedicação em honrar o ensino do Método Original!



Por:
Cecilia Panelli - 1 de outubro de 2015
contato@aguiaparda.com.br

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

III Congresso Brasileiro de Pilates São Paulo



Aconteceu...


III CONGRESSO BRASILEIRO DE PILATES - 24 À 27 DE SETEMBRO DE 2015 - AMCHAM BUSSINESS CENTER São Paulo/SP

Mesa redonda 1: com Christ Hunt (Londres), Gabriel Pidello (Argentina), Amanda Braz (Brasil), Cecilia Panelli (Brasil), Alexander Rehder (Brasil), Elaine Demarkondes (Brasil).

Título da mesa: Como conseguir alunos para o seu estúdio? As técnicas dos profissionais


Mesa Redonda 2: Adriano Bittar (Brasil), Allan Menezes (Austrália), Michael King (Inglaterra), Frederico Randazzo (Argentina), Juan Castellano (Espanha), Karine Cid (Itália), Ricardo Vilches Menédez. 

Título da Mesa: Como o Pilates esta no mundo?





sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Você conhece o equipamento Arm Chair do Método Pilates?

A Arm Chair também conhecida como Baby Chair, é uma das cadeiras criadas por Joseph Pilates para executar séries de exercícios clássicos. Se você não conhece este equipamento vale a pena experimentar uma aula, ele oferece diversas possibilidades de movimentos para alunos desde iniciantes como também para o desafio de alunos avançados. 

Você que é praticante de Pilates peça ao seu professor para realizar uma sessão na Arm Chair, um equipamento extremamente versátil e que trará muitos benefícios para sua saúde!

Joseph Pilates foi um autodidata e uma pessoa de extrema criatividade, conheça e pratique seu método a fundo, o Pilates clássico não necessita de retoques e de novas invenções, é simplesmente fantástico! Estude profundamente suas criações e você verá qual magnífico e profundos são seus movimentos.  

Conheça e pratique Método Pilates Clássico! Procure por um profissional oficialmente certificado, há muitas aulas sendo oferecidas e denominadas Pilates, mas fogem completamente do Método Original.



quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Câmara aprova dança e teatro como disciplinas obrigatórias da educação básica

EDUCAÇÃO E CULTURA
Divulgação
Para Alessandro Molon, o ensino dessas disciplinas
contribui para o desenvolvimento pessoal do indíviduo
e a preservação da cultura nacional
Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
05/08/2015 - 12h11

Câmara aprova dança e teatro
como disciplinas obrigatórias da
educação básica
A Comissão de Constituição e
Justiça e de Cidadania (CCJ) da
Câmara dos Deputados aprovou,
em caráter conclusivo, proposta
que estabelece como disciplinas
obrigatórias da educação básica
as artes visuais, a dança, a música
e o teatro. O texto altera a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB – 9.394/96), que
atualmente prevê a
obrigatoriedade somente do
ensino da música entre os
conteúdos relacionados à área
artística.

O parecer do relator, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), foi favorável ao
substitutivo da Comissão de Educação ao Projeto de Lei 7032/10, do Senado. O
projeto original determinava a inclusão da música, das artes plásticas e das
artes cênicas no currículo das escolas do ensino fundamental.

A redação foi alterada para adequar o projeto às diretrizes da Resolução 7/10
da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE),
que especifica os componentes curriculares de acordo com as áreas de
conhecimento.

Como sofreu modificações na Câmara, a proposta volta ao Senado.

“O incentivo ao ensino dessas linguagens artísticas propicia, simultaneamente,
o desenvolvimento pessoal do indivíduo e a preservação da cultura nacional”,
afirmou Molon.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
PL-7032/2010

quinta-feira, 23 de julho de 2015

High Chair e wunda chair: estabilização e mobilidade da coluna vertebral na vertical

Ao contrário da maior parte dos exercícios realizados no Mat, no Reformer e no Cadillac, os executados na High Chair e na Wunda Chair integram os conceitos de Pilates de estabilização do tronco e de mobilidade da coluna vertebral num alinhamento postural vertical. 

 High Chair

Wunda Chair


Por: Estela Sousa - formação em Pilates Clássico Power Pilates Education. Instrutora de Pilates no Studio Corpo & Movimento - Uberlândia/MG.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Karine Cid no Brasil: Educação continuada Power Pilates 2015

Está chegando o final de semana dos workshops intensivos que a Teacher Senior da Power Pilates - Karine Cid - irá ministrar aqui no Brasil.
Evento imperdível... já marquem na agenda e providenciem a inscrição. Vagas limitadas!


Só para descontrair um pouco

Vi essa tirinha no facebook e não pude deixar de compartilhar. Vai ao encontro do que temos discutido sobre os rumos do Pilates no Brasil, com a proliferação desenfreada de escolas com reputação duvidosa. 


Por: Estela Sousa - formação em Pilates Clássico Power Pilates Education. Instrutora de Pilates no Studio Corpo & Movimento - Uberlândia/MG.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Pilates Clássico na melhoria do controle glicêmico em diabéticos tipo 2

Segue artigo produzido por nosso colega, Alexandre Kikuti, instrutor de Pilates com formação clássica pela Power Pilates Education. 

Pilates Clássico na melhora do controle glicêmico em diabéticos tipo 2
Autores: *ALEXANDRE KIKUTI DA SILVA.; SÔNIA COUTO RAMOS.
Palavra Chave: Diabetes, Controle Glicêmico, Pilates.

Introdução
Em 1926, aos 43 anos, Joseph H. Pilates fundou em NY (EUA) o primeiro estúdio de um dos mais importantes e atuais métodos de condicionamento físico, o Pilates. Entre os equipamentos criados pelo autor, está o Wall Unit ou Tower, uma adaptação de outro equipamento, o Cadillac, para ambientes com espaço reduzido, possibilitando a execução de aulas em grupo que mesclem exercícios de solo e alguns próprios do Cadillac. A prática de exercício físico é vista como importante ferramenta no controle dos níveis glicêmicos e na hemoglobina glicada (HbA1c) melhorando a qualidade de vida do indivíduo diabético tipo 2.
Objetivo: Analisar o comportamento glicêmico, pré e pós-aulas de Pilates/Tower Class, em um indivíduo diabético tipo 2.

Metodologia
A aula de Tower foi composta de 5 min. alongamento e ativação do Power House; 25 min. exercícios solo; 15 min. exercícios com molas e assessórios; 5 min. finalização. Foi aplicado o método clássico caracterizado por ensinar os mesmos exercícios criados por Joseph Pilates, bem como a mesma ordem de execução e com os mesmos objetivos. A amostra foi composta por um indivíduo, feminino, 40 anos, três meses duas vezes por semana, e glicemia medida antes e após a aula. O modelo estatístico utilizado foi o teste t de student para amostras dependentes.

Resultados
A tabela 1 apresenta à média e desvio padrão de cada mês analisado apresentando significativa melhora (p<0,05) na glicemia aguda em resposta a prática do Pilates (Agosto: p=0,017 / Setembro: p=0,033 / Outubro: p=0,020). Também apresenta a média e desvio padrão com significância entre a média geral dos três meses (Agosto-Outubro: p=0,044).
Tabela1 – Média dos valores glicêmicos pré e pós-aula de Pilates 2015
Variáveis
Antes do treino
Depois do treino
P
Glic Ago
113,50±5,000
106,00±7,703
,017
Glic Set
108,25±9,179
99,75±8,958
,033
Glic Out
113,80±11,300
100,60±6,542
,020
Glic Ago/Out
113,50±5,000
100,60±6,542
,044





O gráfico 1 apresenta significativa melhora na glicemia pré e pós aula de Pilates em todos os meses avaliados (Agosto/setembro/outubro). A média entre os três meses também apresentou melhora nos níveis glicêmicos.


Gráfico 1: Efeito do método Pilates na glicemia pré e pós aula de Tower Class 2015

Conclusão
Efeitos agudos foram observados após as aulas de Pilates melhorando os níveis glicêmicos no indivíduo diabético tipo 2. O Pilates parece ser uma prática que colabora na qualidade de vida do diabético.Devido à carência de informações associados ao tema, novos estudos são necessários para fortalecer nossos resultados.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

J. Pilates e seu método


Como era sábio nosso mestre J. Pilates!



Mas o que significa, em uma aula de Pilates,  realizar movimentos de forma correta e equilibrada?
Significa executá-los com precisão e fluidez, aplicando a respiração correta, acionando adequadamente o power house e com a atenção (concentração) voltada à ação executada. 



Por: Estela Sousa - formação em Pilates Clássico Power Pilates Education. Instrutora de Pilates no Studio Corpo & Movimento - Uberlândia/MG.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Workshops de Educação Continuada

Workshops de Educação Continuada 


Karine Cid no Brasil!

Aproveite para renovar os seus créditos na PMA. 


Karine Cid, Itália, instrutora Sênior da Power Pilates de Nova York. Certificada por Romana kryzanowska



15 de Agosto (sábado):
9-10 horas      Solo Avançado                                                               
10-13 horas    Fortalecendo a Gestação                                         
14-16 horas    Como Observar o Aluno e dar Dicas Apropriadas   
16-18 horas    Progressões nos Barris                                            

16 de Agosto
9-10 horas      Aula de Solo Avançado com Tornozeleiras             
10-13 horas    Reformer Super Avançado                                      
14-16 horas    Revisão de High e Wunda Chair                             
16-18 horas    Pequenos Acessórios: Bean Bag, Foot Corrector, Toe Corrector, Magic Square, Airplane Board, Pinwheel                                                  


Informações e inscrições: www.pilatesadrianatrotta.com.br
cursos@pilatesadrianatrotta.com.br

sábado, 4 de julho de 2015

Você conhece a Guilhotina? Sabia que é um equipamento Clássico criado por Joseph Pilates?








GUILHOTINA



Cecilia Panelli com Romana kryzanowska - Julho de 1999 Nova York

A aula na Guilhotina é excepcional! Um equipamento versátil, apesar da aparência e nomes assustadores! A Guilhotina pode ser tanto utilizada para os clientes iniciantes, para melhor estímulo ao tratamento de desvios posturais como escoliose, como também excelente para bailarinos e clientes avançados. 



Cecilia Panelli
2015


quarta-feira, 1 de julho de 2015

PILATES infantil

Esse texto é uma oportunidade para refletir sobre a importância das práticas corporais durante o desenvolvimento da criança.
Na sociedade atual, a preocupação é desenvolver o intelecto o quanto antes e o máximo possível através de uma variedade cada vez maior de estímulos principalmente do meio virtual. As atividades motoras estão sendo relegadas a segundo plano. Hoje em dia podemos observar crianças aos quatro ou cinco anos muito atentas ao desenvolvimento das atividades virtuais, manuseando um computador com muita habilidade, entretanto desprezando a importância do brincar, do movimento para dedicar-se a horas a frente de equipamentos eletrônicos.
            A procura de uma escola infantil é possível encontrar uma variedade de ofertas, que priorizavam o estudo da informática, da língua inglesa, da escrita...uma abundância de programas e de propostas para a faixa etária em questão, em detrimento ao estudo e desenvolvimento das artes, da música, do teatro, das brincadeiras, das atividades físicas, da poesia etc... Notei que o desenvolvimento destas atividades são considerados não lucrativo do ponto de vista da instituição, e portanto tidas, em muitos casos, como atividades extra-currículo. Os pais não acreditam que estas habilidades sejam importantes pois provavelmente não vão ser fonte geradora do lucro almejado.  
Entretanto, nosso ritmo biológico não segue o ritmo da instituição social, esse “corpo–objeto” como vem sendo tratadas nossas crianças hoje em dia, especialmente no primeiro setênio.
            Ao compreender a natureza, as necessidades, as perturbações da infância, podemos dispor de mais ferramentas para conduzir a criança a desenvolver suas capacidades de forma otimizada para as bases corporais da saúde e do caráter e evitar as influências indesejáveis.  
Combinando princípios da calma, da concentração, do relaxamento e da flexibilidade, com o desenvolvimento da força, tônus muscular e movimento, através da prática do Método Pilates, a criança, a partir do segundo setênio (sete à quatorze anos) quando será introduzida ao Método Pilates  poderá desenvolver movimentos espontâneos, dotados de intenção e significado. Desta forma não vai mover-se como uma pequena máquina, com movimentos bruscos, contraídos pois o mecânico poderá apoderar-se de seu sistema se exposta prematuramente.
 Através das aulas com exercícios de solo desenvolvidos por Joseph Pilates poderá trabalhar sua motricidade de forma fluida, contínua desenvolvendo graça e harmonia entre os fatores força e flexibilidade.
A aula de Pilates infantil é lúdica, a criança aprende se divertindo,  memorizando a série clássica de exercícios elaborados pelo criador, e através do uso de acessórios específicos pode também compreender melhor como utilizar sua força e equilibrar seus movimentos.
Alguns nomes de exercícios são bastante divertidos, com movimentos parecidos com o de animais, como o “seal”, ou seja “a foca” batendo palmas, ou imagens de movimentos de objetos como o “rolling like a ball” (rolando como uma bola), trazendo inspirações e sugestões visuais para a criança realizar o movimento com graça, leveza e principalmente ludicidade. E como consequência temos um estímulo de movimento e atividade física, que equilibram as cadeias musculares, além de todos os benefícios fisiológicos importantes para o desenvolvimento motor da criança que auxiliam muito no seu processo de crescimento e podem até sanar diversos problemas. É a Cura pelo movimento!


Cecilia Panelli
Julho 2015