domingo, 30 de outubro de 2016

Spine Corrector




Spine Corrector


Foi desenvolvido para corrigir os defeitos posturais gerados por atrofia ou hipertrofia principalmente dos grupos musculares do tronco.

Há versões diferentes dos barris criados por Joseph Pilates, pois ele preocupou-se com as diversidades de estrutura física, com as necessidades e habilidades de cada pessoa.

Os exercícios nos barris atuam no alongamento axial e consequentemente na descompressão discal, oferecendo um melhor alinhamento e equilíbrio entre os grupos musculares.





Profa. Me. Cecilia Panelli




sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Conhece Sari Mejía Santo?

SARI MEJÍA SANTO 


Primeira filha de Romana Kryzanowska e Pablo Mejía Tupayachi, nascida no Peru. Juntamente com seu irmão Pablo praticaram Pilates desde pequenos inicialmente com sua mãe e posteriormente com Joseph e Clara Pilates nos anos cinquenta quando se mudaram para a cidade de Nova York.

Sari atualmente continua a ensinar a técnica de Pilates em vários países através do "Romana's Pilates", na sua forma mais original, cujo curso de formação pode levar em média um ano para ser concluído, já que o instrutor precisa conhecer bem os sistemas e os equipamentos e isso leva tempo para ser construído.

Para mim foi uma experiência incrível poder ter sido aluna de Sari, pois a sua experiência dentro do Método Pilates desde muito pequena e nas mãos do próprio criador Joseph Pilates, de Clara Pilates e de sua mãe Romana Kryzanowska são realmente experiências indescritíveis.
 

Cecilia Panelli

São Paulo 14 de outubro de 2016


quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O QUE É PILATES CLÁSSICO?

O QUE É PILATES CLÁSSICO?


O Método Pilates, diferentemente do que temos observado na construção das técnicas de Dança, Yoga, Artes Marciais etc..., tem apenas um criador, graças a isso podemos dizer que é “único” e as pessoas que divulgam e trabalham com o Método Pilates Clássico são as que honram a integridade do trabalho original desenvolvido por Joseph Pilates. Ou seja as quais, ensinam e praticam os exercícios originais criados por ele.

Para quem não sabe identificar os exercícios originais, é possível conhecê-los através da “Obra Completa de Joseph Pilates” traduzido por mim para o português em 2010 (phorte editora). Foi um grande esforço feito para traduzir as obras de Joseph Pilates com a intenção de trazer aos brasileiros a essência dos ensinamentos de Joseph. Nesta publicação é possível constatar os exercícios de solo e suas séries na íntegra como foi elaborada por Joseph Pilates., e o melhor disso tudo, fotos do Mestre praticando!

Durante o período da Guerra, no campo de concentração em que Pilates ficou recluso e atuou como enfermeiro, desenvolveu os equipamentos que são conhecidos e utilizados até hoje para quem trabalha com o Método Clássico. A “Contrologia” ou “a arte do controle do corpo” juntamente com os seis princípios básicos: concentração, respiração, centralização, precisão, fluência e controle estão intrínsecas na técnica o tempo todo e sem a sua utilização, o Pilates perde a sua essência, sua filosofia e transforma-se em uma ginástica qualquer.

Hoje em dia é possível praticar Pilates em qualquer esquina, clube, escolas... assim como era o desejo de Joseph Pilates, entretanto, o que é ensinado em um local e outro é completamente diferente além de ser muitas vezes “muito distante da técnica original”.

Em vista da elevada popularidade conquistada pelo Método Pilates muitos passaram as e interessar em aplicar a técnica, mas sem a devida formação como também sem passar por um período de treinamento constante e preparo para aprofundar o conhecimento e desenvolver o Método em seu próprio corpo. Lembrando a frase cérebre de Joseph Pilates: “pratique cem vezes em seu corpo antes de tentar ensinar...”

Muitos finalizam um curso de formação e já se intitulam “professores de professores”, outros tem ainda a pretenção de formar instrutores em uma final de semana...

Isso faz com que se adquira um conhecimento “raso” sobre a técnica.

É durante o processo de formação que o profissional adquire condições para se tornar um melhor ser humano e também um diferencial no mercado. Aprofundar seus conhecimentos e praticar no corpo para permitir o aprendizado completo mental, corporal e enfim poder verbalizar.

Romana Kryzanowska, uma das alunas de Joseph Pilates e que por anos transmitiu os ensinamentos clássicos a segunda geração de instrutores, tornou-se aluna de Pilates e, posteriormente, professora em 1942, sob sua supervisão. Sari Pace, sua filha, representa a segunda geração a continuar a tradição do ensino do Método em sua forma original.

O Método combina princípios da calma, concentração, relaxamento e flexibilidade, ao mesmo tempo em que interage com a força, o desenvolvimento do tônus muscular e o movimento. Da mesma forma que uma aula de dança tem um fluxo constante de movimentos sem parada do início ao fim. Não é um sistema de exercícios em circuito, nem tampouco movimentos demasiadamente lentos...

Como definiu Peter Fiasca: “Pilates Clássico não é fisioterapia” . (Discovering Pure Classical Pilates, 2009, p. 20).

Ou também Alicia Ungaro: “Pilates é exercício. É um regime de treinamento físico com base no corpo em seu estado mais natural - em movimento” (Pilates Body in Motion, 2002, p. 08).

Somente será possível conhecer o que é Pilates verdadeiramente através de um profissional oficialmente habilitado e com currículo que oriente de onde vem seu conhecimento.

Pilates é movimento de Corpo, Mente e Espírito! 
É a “arte do controle do corpo”...


Profa. Cecilia Panelli
Mestre em Educação Física, Bacharel e Licenciada em Dança. Certificada pelo The Pilates Studio® com Romana Kryzanowska (1999) e Power Pilates® Inc. (2003) em Nova York. Foi professora Teacher Trainer da Power Pilates® Inc. por 10 anos. Pré-treinadora de GYROTONIC® e certificada em GYROKINESIS®. Autora do Livro: “Método Pilates de Condicionamento do Corpo: um programa para toda vida” (Phorte, 2016, terceira edição). Tradutora da: Obra Completa de Joseph Pilates – Phorte , 2010. Autora de artigos científicos e palestrante sobre o Método Pilates Clássico e GYROTONIC® Expansion System. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento UNICAMP (GPFEM).


terça-feira, 11 de outubro de 2016

Uma interpretação Estética do Método Pilates: seus princípios e convergências com a Educação Somática


Resumo extraído do Artigo "Uma interpretação Estética do Método Pilates; seus princípios e convergências com a Educação Somática" - Prof. Dr. Odilon José Roble - UNICAMP - Revista Brasileira Estudos da Presença - V. 5, n.1 (2015)


RESUMO – Uma Interpretação Estética do Método Pilates: seus princípios e
convergências com a Educação Somática – O método Pilates, originalmente denominado
de contrologia, vem encontrando adesão significativa no Brasil. Neste texto, discutem-se
seus princípios e convergências com a Educação Somática em uma abordagem estéticofilosófica
das obras originais de Joseph Pilates. Parece tácito que o método pode contribuir
de modo efetivo ao artista da cena e são propostas algumas relações nesse sentido. Mas
também é discutido, neste artigo, que, sem os princípios norteadores propostos por seu
idealizador, essa contribuição deixa de ser uma arte do controle para reduzir-se a uma prática
de exercícios físicos não muito distinta das demais.
Palavras-chave: Pilates. Educação Somática. Artes da Cena. Estética. Corpo.

ABSTRACT – An Aesthetic Interpretation of the Pilates Method: its principles and
convergences with somatic education – The Pilates method, originally called contrology,
has been gaining a significant following in Brazil. This article discusses the method’s
principles and convergences with somatic education by analyzing the original works of
Joseph Pilates using an aesthetic-philosophical approach. It seems implicit that the Pilates
method can be instrumental for the performing arts, and the article accordingly points to
some connections in this regard. However, the article also argues that, in the absence of
the guiding principles proposed by Pilates, the method ceases to be an art of control and
instead is reduced to something not much different from other physical exercises.
Keywords: Pilates. Somatic Education. Performing Arts. Aesthetics. Body.

RÉSUMÉ – Une Interprétation Esthétique de la Méthode Pilates: ses principes et
ses convergences avec l’éducation somatique – La méthode Pilates, appelé à l’origine
contrologie, rencontre actuellement une importante adhésion au Brésil. Dans ce texte, ses
principes et ses convergences avec l’éducation somatique sont abordés dans une approche
esthétique et philosophique des oeuvres originales de Joseph Pilates. Il semble tacite que
la méthode peut contribuer efficacement aux arts de la scène et certaines relations sont
proposées en ce sens. En outre, il est question que, sans les principes directeurs proposés
par son créateur, cette contribution cesse d’être un art du contrôle pour se réduire à une
pratique physique pas très différente d’autres.
Mots-clés: Pilates. Éducation Somatique. Arts de la Scène. Esthétique. Corps.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

GUILHOTINA conhece?





Você conhece a Guilhotina? Equipamento criado por Joseph Pilates. Nas fotos acima em 1999, no Drago's Gym em Nova York, treinando com Romana Kryzanowska. 

Ao invés de muitas criações em equipamentos de Pilates que temos visto hoje em dia, que tal nos atermos em estudar e descobrir, para quem ainda não conhece, os equipamentos originais?

Garanto que são fantásticos, que não ha necessidade de muitas outras inovações.

Dentre todos os equipamentos a Guilhotina é minha preferida! 
Um equipamento versátil e e muitos exercícios executados em outros equipamentos podem ser desafiados na Guilhotina!

Se você que é instrutor de Pilates não conhece os equipamentos originais, aqui vai um conselho... procura conhecer, você vai se surpreender!

Profa. Me. Cecilia Panelli 

São Paulo 10 de outubro de 2016 



QUEM PODE ENSINAR PILATES?

A grandiosidade do legado de Joseph Pilates está justamente na diversidade de profissionais que atuam na aplicação do Método cada um com sua particularidade dependendo de sua graduação.
Essa equipe multidisciplinar só nós traz benefícios quando temos a oportunidade de nos enriquecer com o conhecimento de profissionais com diferentes currículos. Nosso país é grande e todos temos oportunidades de trabalhar e o Método é maravilhoso e deve ser utilizado por vários profissionais que trabalham com o corpo.

Somos muitos! Graduados em Dança, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fisioterapeutas etc… e temos sofrido o atentado da mídia e ações fiscalizatórias ao tentar nos impedir de trabalhar com o Método Pilates e informar ao público que para ser professor de Pilates é necessário ser graduado apenas em Educação Física. Mas de fato essa informação não procede é uma simples reserva de mercado desnecessária.

Como graduada em Dança e certificada por Romana Kryzanowska em Pilates nos Estados Unidos nos anos 90, tendo defendido uma dissertação de mestrado sobre a Técnica,  publicado um livro sobre o Método Pilates e traduzido os dois livros escritos por Joseph Pilates, não entendia o motivo pelo qual eu estava sendo notificada pelo Conselho Regional de Educação Física, o qual alegava eu não estar apta a aplicar o Método Pilates por não ser graduada em Educação Física.

Na época da autuação eu possuía um alvará de licença de funcionamento de atividades holísticas, Método Pilates e GYROTONIC®), e movi uma ação em razão do Auto de infração lavrado pelo CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 4a REGIÃO - CREF4/SP contra mim após uma ação fiscalizatória realizada em meu estúdio.

O CREF4/SP alegava que o Pilates é modalidade e método de ginástica privativos do profissional de educação física e que tem competência para fiscalização do exercício das atividades de educação física, independentemente de quem as esteja exercendo, com base na Lei n. 9.696/98 e nas resoluções n. 46/2002 e n. 201/2010 do CONFEF.

Em 14/07/2014, a Juíza Federal REGILENA EMY FUKUI BOLOGNESI da 11a Vara Federal Cível de São Paulo julgou PROCEDENTE a ação movida por, CECILIA PANELLI contra o CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 4a REGIÃO - CREF4/SP. E a nobre julgadora concluiu que: "A prática de pilates não é e nunca foi atividade privativa de bacharéis de educação física”.

A MM. Juíza destacou que: dizer o que é atividade privativa de bacharéis em educação física constitui matéria reservada a lei, não podendo ser disciplinada pelo Conselho Federal de Educação Física: "Afinal, não pode o próprio Conselho de Educação Física definir se, por exemplo, o pilates é atividade física, médica ou outra. Este assunto somente pode ser disciplinado por lei e não por resolução”.

Desta forma, segundo o entendimento da Juíza, qualquer autuação de pessoas físicas ou jurídicas tendo como fundamento as Resoluções n. 46/2002 e n. 201/2010, dos instrutores de pilates, é ilegal e deve ser afastada!

Em resumo, temos que, para a Juíza do caso, É ILEGAL a fiscalização, a emissão de auto de infração e a exigência de inscrição no CREF por parte do CREF à profissionais da área do Pilates, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Isto porquê, É ILEGAL a inclusão do Pilates como atividade privativa de bacharéis em educação física pelo CONFEF, sendo INAPLICÁVEIS as Resoluções n. 46/2002 e 201/2010 e da lei n. 9.696/98 para estes fins.

Diante disso, a ação foi julgada PROCEDENTE, declarando ser INEXIGÍVEL a inscrição da Professora Cecilia Panelli no Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo, afastando o auto de infração e a multa aplicada pelo CREF4/SP; e, por fim, autorizou a professora ao ensino do Método Pilates.




Profa. Me Cecilia Panelli

Mestre em Educação Física, Bacharel e Licenciada em Dança. Certificada pelo The Pilates Studio® com Romana Kryzanowska (1999) e Power Pilates® Inc. (2003) em Nova York. Pré-treinadora de GYROTONIC® e certificada em GYROKINESIS®. Autora do Livro: “Método Pilates de Condicionamento do Corpo: um programa para toda vida” (Phorte, 2016, terceira edição). Tradutora da “Obra Completa de Joseph Pilates” (Phorte, 2010). Autora de artigos científicos e palestrante sobre o Método Pilates Clássico. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento UNICAMP (GPFEM).

Pilates Clássico - Romana Kryzanowska



Para quem não ouviu falar ainda esta é a minha grande Mestra, minha inspiração: 
Romana kryzanowska. 

Aos 70, 80 anos..., quando percebia que a turma não havia alcançado o movimento ideal, não tinha dúvidas, entrava no equipamento e mostrava o exercício, sem a menor cerimônia executava com a maior perfeição.

Nós, boquiabertos ficávamos, ninguém conseguia sequer falar naquele momento vendo a imagem daquela senhora nos ensinando como devíamos executar corretamente.

Romana escreveu que gostaria que pudéssemos "sentir o espírito" de Joseph Pilates, e que queria nos ensinar a ser pessoas que pudessem "inspirar" outras a praticar o Pilates.

 Saudades da Mestra, minha fonte de inspiração. Em todos os artigos que escrevo, palestras que ministro, pesquisas que realizo e no meu dia a dia, ela esta sempre comigo, me inspirando e fazendo com que eu possa distribuir um pouco do que ela me ensinou.

Isto é Pilates de verdade! Instrutores de verdade inspiram...
É diferente "ensinar" exercícios e "dar" exercícios...qualquer um da, mas muito poucos ainda "ensinam" de verdade...

Profa. Me. Cecilia Panelli

São Paulo 10 de outubro de 2016










sábado, 1 de outubro de 2016

Verdadeiramente Humanos...

Verdadeiramente humanos...


            Assim que me cumpri com sucesso os requisitos finais do primeiro curso de certificação em Pilates, iniciado em 1998 no “The Pilates Studio Brasil”, fui comunicada pela diretora Inélia Garcia que eu não poderia trabalhar como instrutora de Pilates e também não receberia meu certificado de conclusão pelo fato de ser “Graduada em Dança” e não em "Educação Física". Também não poderia adquirir equipamentos clássicos de Pilates que na época, apenas ela produzia aqui no país. Só poderia trabalhar nas franquias do “The Pilates Studio Brasil” sob a sua supervisão.

NUNCA DESISTI....
            
Apesar de indignada, NUNCA DESISTI! Arrumei as malas e parti para os Estados Unidos em busca do tão sonhado certificado, e ao lado de Romana kryzanowska e Sari Pace consegui finalmente meu intento, podendo retornar ao Brasil com meu certificado assinado pela Romana e importando os equipamentos diretamente dos EUA trazendo de navio, avião etc.... e pagando muito imposto por isso...

Não foi fácil, mas era o meu sonho, era o que eu acreditava.... e eu tinha o direito de conseguir...


Iniciei a faculdade de educação física...em 2002

De volta ao Brasil, acuada pela mídia que o CREF fazia em torno da Lei 9696, iniciei a Faculdade de Educação Física. Fiz o que aconselho hoje vocês  a não fazer! 
Foi sufocante, muito difícil mesmo, eu era uma artista, uma bailarina, não estava interessada em aprender sobre futebol, ou atletismo...

Ficava divagando nas aulas, com profunda tristeza no olhar, com muita vontade de deixar o Brasil, aproveitando principalmente que sou cidadã de outro país... 

Porque que ficar no Brasil e passar por tudo isso? 

“apenas uma artista” ...
Um dia um professor de anatomia, percebendo minha profunda tristeza, perguntou porque eu estava ali. Comentei sobre meus receios e minha vontade de poder trabalhar com Pilates, mas que eu era “apenas uma artista” ...

            Com a ajuda deste professor deixei a faculdade de educação física e ingressei no mestrado sob sua orientação. Iniciei os trabalhos de pesquisa acadêmica e tornei-me uma estudiosa sobre a vida de Joseph Pilates e o Método que desenvolveu. Juntamente com este professor: Dr. De Marco publicamos um livro já na terceira edição e uma dissertação de mestrado. Não parei por ai, fui em busca dos direitos para traduzir os livros de Joseph Pilates para que todos tivessem a oportunidade de ler em português as obras do criador do Método e nos EUA  cumpri os requisitos necessários para me tornar uma treinadora de professores no Brasil.

“Graduada em Dança ministrando aulas de Pilates indevidamente”...  
         
Em meados de 2011 um fiscal do CREF entrou em meu estúdio, eu estava dando aula de GYROTONIC® no exato momento em que ele me notificou com uma: “Graduada em Dança ministrando aulas de Pilates indevidamente”.

            Outro professor que trabalhava comigo no exato momento, graduado em fisioterapia, precisou parar a aula que estava ministrando e teve que explicar ao fiscal por que motivo não estava trabalhando com pessoas apenas com lesões? Que essa era a função dele. Outra professora, graduada em educação física, que também estava trabalhando no momento, recebeu uma notificação por não estar portanto o documento do CREF.

            Indignada eu me recusei a assinar qualquer documento e o fiscal chamou a polícia. Felizmente a polícia não veio, não sei se pelo fato do delegado ser nosso cliente... rs...

            O resto da história vocês já conhecem, travamos a briga judicial e tive resultados positivos, e hoje em dia quero ajudar as pessoas que estão passando pelo que passei a conseguir seus direitos.

Atualmente, junto ao professor Dr. Odilon Roble da faculdade de educação física da Unicamp que, assim como o prof De Marco, acreditam na efetividade do Método, e através do Grupo de Pesquisa  em Filosofia e Estética do Movimento, auxilio na execução do projeto de aplicação da Técnica nesta universidade para que as pessoas possam praticar o Pilates com baixo custo através do auxílio de financiamentos de bolsas pesquisa. 


“Arte da Contrologia”....
            Sou e sempre serei uma artista, eu trabalho com a “Arte da Contrologia” e vou lutar para que essa “Cobiça” do CREF pelo Pilates chegue ao fim.

            Portanto aos que os que estão sofrendo com as autuações e os que ainda não foram autuados mas sentem-se acuados, levantem-se, deixem o comodismo de lado e busquem os seus direitos. 

Precisamos parar estas ações e brigas entre conselhos, não podemos ficar assim sendo humilhados e respondendo notificações na esperança de que juízes possam entender nosso direito...

“verdadeiramente humanos”...
Algo precisa ser feito...porque eu faço parte do mundo dos “verdadeiramente humanos”...



                        Obrigada. 


 Cecilia Panelli
 Artista, professora de Pilates Clássico, GYROTONIC® e GYROKINESIS®.
            1 de outubro de 2016