sábado, 1 de outubro de 2016

Verdadeiramente Humanos...

Verdadeiramente humanos...


            Assim que me cumpri com sucesso os requisitos finais do primeiro curso de certificação em Pilates, iniciado em 1998 no “The Pilates Studio Brasil”, fui comunicada pela diretora Inélia Garcia que eu não poderia trabalhar como instrutora de Pilates e também não receberia meu certificado de conclusão pelo fato de ser “Graduada em Dança” e não em "Educação Física". Também não poderia adquirir equipamentos clássicos de Pilates que na época, apenas ela produzia aqui no país. Só poderia trabalhar nas franquias do “The Pilates Studio Brasil” sob a sua supervisão.

NUNCA DESISTI....
            
Apesar de indignada, NUNCA DESISTI! Arrumei as malas e parti para os Estados Unidos em busca do tão sonhado certificado, e ao lado de Romana kryzanowska e Sari Pace consegui finalmente meu intento, podendo retornar ao Brasil com meu certificado assinado pela Romana e importando os equipamentos diretamente dos EUA trazendo de navio, avião etc.... e pagando muito imposto por isso...

Não foi fácil, mas era o meu sonho, era o que eu acreditava.... e eu tinha o direito de conseguir...


Iniciei a faculdade de educação física...em 2002

De volta ao Brasil, acuada pela mídia que o CREF fazia em torno da Lei 9696, iniciei a Faculdade de Educação Física. Fiz o que aconselho hoje vocês  a não fazer! 
Foi sufocante, muito difícil mesmo, eu era uma artista, uma bailarina, não estava interessada em aprender sobre futebol, ou atletismo...

Ficava divagando nas aulas, com profunda tristeza no olhar, com muita vontade de deixar o Brasil, aproveitando principalmente que sou cidadã de outro país... 

Porque que ficar no Brasil e passar por tudo isso? 

“apenas uma artista” ...
Um dia um professor de anatomia, percebendo minha profunda tristeza, perguntou porque eu estava ali. Comentei sobre meus receios e minha vontade de poder trabalhar com Pilates, mas que eu era “apenas uma artista” ...

            Com a ajuda deste professor deixei a faculdade de educação física e ingressei no mestrado sob sua orientação. Iniciei os trabalhos de pesquisa acadêmica e tornei-me uma estudiosa sobre a vida de Joseph Pilates e o Método que desenvolveu. Juntamente com este professor: Dr. De Marco publicamos um livro já na terceira edição e uma dissertação de mestrado. Não parei por ai, fui em busca dos direitos para traduzir os livros de Joseph Pilates para que todos tivessem a oportunidade de ler em português as obras do criador do Método e nos EUA  cumpri os requisitos necessários para me tornar uma treinadora de professores no Brasil.

“Graduada em Dança ministrando aulas de Pilates indevidamente”...  
         
Em meados de 2011 um fiscal do CREF entrou em meu estúdio, eu estava dando aula de GYROTONIC® no exato momento em que ele me notificou com uma: “Graduada em Dança ministrando aulas de Pilates indevidamente”.

            Outro professor que trabalhava comigo no exato momento, graduado em fisioterapia, precisou parar a aula que estava ministrando e teve que explicar ao fiscal por que motivo não estava trabalhando com pessoas apenas com lesões? Que essa era a função dele. Outra professora, graduada em educação física, que também estava trabalhando no momento, recebeu uma notificação por não estar portanto o documento do CREF.

            Indignada eu me recusei a assinar qualquer documento e o fiscal chamou a polícia. Felizmente a polícia não veio, não sei se pelo fato do delegado ser nosso cliente... rs...

            O resto da história vocês já conhecem, travamos a briga judicial e tive resultados positivos, e hoje em dia quero ajudar as pessoas que estão passando pelo que passei a conseguir seus direitos.

Atualmente, junto ao professor Dr. Odilon Roble da faculdade de educação física da Unicamp que, assim como o prof De Marco, acreditam na efetividade do Método, e através do Grupo de Pesquisa  em Filosofia e Estética do Movimento, auxilio na execução do projeto de aplicação da Técnica nesta universidade para que as pessoas possam praticar o Pilates com baixo custo através do auxílio de financiamentos de bolsas pesquisa. 


“Arte da Contrologia”....
            Sou e sempre serei uma artista, eu trabalho com a “Arte da Contrologia” e vou lutar para que essa “Cobiça” do CREF pelo Pilates chegue ao fim.

            Portanto aos que os que estão sofrendo com as autuações e os que ainda não foram autuados mas sentem-se acuados, levantem-se, deixem o comodismo de lado e busquem os seus direitos. 

Precisamos parar estas ações e brigas entre conselhos, não podemos ficar assim sendo humilhados e respondendo notificações na esperança de que juízes possam entender nosso direito...

“verdadeiramente humanos”...
Algo precisa ser feito...porque eu faço parte do mundo dos “verdadeiramente humanos”...



                        Obrigada. 


 Cecilia Panelli
 Artista, professora de Pilates Clássico, GYROTONIC® e GYROKINESIS®.
            1 de outubro de 2016







            

Nenhum comentário:

Postar um comentário