quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O QUE É PILATES CLÁSSICO?

O QUE É PILATES CLÁSSICO?


O Método Pilates, diferentemente do que temos observado na construção das técnicas de Dança, Yoga, Artes Marciais etc..., tem apenas um criador, graças a isso podemos dizer que é “único” e as pessoas que divulgam e trabalham com o Método Pilates Clássico são as que honram a integridade do trabalho original desenvolvido por Joseph Pilates. Ou seja as quais, ensinam e praticam os exercícios originais criados por ele.

Para quem não sabe identificar os exercícios originais, é possível conhecê-los através da “Obra Completa de Joseph Pilates” traduzido por mim para o português em 2010 (phorte editora). Foi um grande esforço feito para traduzir as obras de Joseph Pilates com a intenção de trazer aos brasileiros a essência dos ensinamentos de Joseph. Nesta publicação é possível constatar os exercícios de solo e suas séries na íntegra como foi elaborada por Joseph Pilates., e o melhor disso tudo, fotos do Mestre praticando!

Durante o período da Guerra, no campo de concentração em que Pilates ficou recluso e atuou como enfermeiro, desenvolveu os equipamentos que são conhecidos e utilizados até hoje para quem trabalha com o Método Clássico. A “Contrologia” ou “a arte do controle do corpo” juntamente com os seis princípios básicos: concentração, respiração, centralização, precisão, fluência e controle estão intrínsecas na técnica o tempo todo e sem a sua utilização, o Pilates perde a sua essência, sua filosofia e transforma-se em uma ginástica qualquer.

Hoje em dia é possível praticar Pilates em qualquer esquina, clube, escolas... assim como era o desejo de Joseph Pilates, entretanto, o que é ensinado em um local e outro é completamente diferente além de ser muitas vezes “muito distante da técnica original”.

Em vista da elevada popularidade conquistada pelo Método Pilates muitos passaram as e interessar em aplicar a técnica, mas sem a devida formação como também sem passar por um período de treinamento constante e preparo para aprofundar o conhecimento e desenvolver o Método em seu próprio corpo. Lembrando a frase cérebre de Joseph Pilates: “pratique cem vezes em seu corpo antes de tentar ensinar...”

Muitos finalizam um curso de formação e já se intitulam “professores de professores”, outros tem ainda a pretenção de formar instrutores em uma final de semana...

Isso faz com que se adquira um conhecimento “raso” sobre a técnica.

É durante o processo de formação que o profissional adquire condições para se tornar um melhor ser humano e também um diferencial no mercado. Aprofundar seus conhecimentos e praticar no corpo para permitir o aprendizado completo mental, corporal e enfim poder verbalizar.

Romana Kryzanowska, uma das alunas de Joseph Pilates e que por anos transmitiu os ensinamentos clássicos a segunda geração de instrutores, tornou-se aluna de Pilates e, posteriormente, professora em 1942, sob sua supervisão. Sari Pace, sua filha, representa a segunda geração a continuar a tradição do ensino do Método em sua forma original.

O Método combina princípios da calma, concentração, relaxamento e flexibilidade, ao mesmo tempo em que interage com a força, o desenvolvimento do tônus muscular e o movimento. Da mesma forma que uma aula de dança tem um fluxo constante de movimentos sem parada do início ao fim. Não é um sistema de exercícios em circuito, nem tampouco movimentos demasiadamente lentos...

Como definiu Peter Fiasca: “Pilates Clássico não é fisioterapia” . (Discovering Pure Classical Pilates, 2009, p. 20).

Ou também Alicia Ungaro: “Pilates é exercício. É um regime de treinamento físico com base no corpo em seu estado mais natural - em movimento” (Pilates Body in Motion, 2002, p. 08).

Somente será possível conhecer o que é Pilates verdadeiramente através de um profissional oficialmente habilitado e com currículo que oriente de onde vem seu conhecimento.

Pilates é movimento de Corpo, Mente e Espírito! 
É a “arte do controle do corpo”...


Profa. Cecilia Panelli
Mestre em Educação Física, Bacharel e Licenciada em Dança. Certificada pelo The Pilates Studio® com Romana Kryzanowska (1999) e Power Pilates® Inc. (2003) em Nova York. Foi professora Teacher Trainer da Power Pilates® Inc. por 10 anos. Pré-treinadora de GYROTONIC® e certificada em GYROKINESIS®. Autora do Livro: “Método Pilates de Condicionamento do Corpo: um programa para toda vida” (Phorte, 2016, terceira edição). Tradutora da: Obra Completa de Joseph Pilates – Phorte , 2010. Autora de artigos científicos e palestrante sobre o Método Pilates Clássico e GYROTONIC® Expansion System. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento UNICAMP (GPFEM).


Nenhum comentário:

Postar um comentário