terça-feira, 11 de outubro de 2016

Uma interpretação Estética do Método Pilates: seus princípios e convergências com a Educação Somática


Resumo extraído do Artigo "Uma interpretação Estética do Método Pilates; seus princípios e convergências com a Educação Somática" - Prof. Dr. Odilon José Roble - UNICAMP - Revista Brasileira Estudos da Presença - V. 5, n.1 (2015)


RESUMO – Uma Interpretação Estética do Método Pilates: seus princípios e
convergências com a Educação Somática – O método Pilates, originalmente denominado
de contrologia, vem encontrando adesão significativa no Brasil. Neste texto, discutem-se
seus princípios e convergências com a Educação Somática em uma abordagem estéticofilosófica
das obras originais de Joseph Pilates. Parece tácito que o método pode contribuir
de modo efetivo ao artista da cena e são propostas algumas relações nesse sentido. Mas
também é discutido, neste artigo, que, sem os princípios norteadores propostos por seu
idealizador, essa contribuição deixa de ser uma arte do controle para reduzir-se a uma prática
de exercícios físicos não muito distinta das demais.
Palavras-chave: Pilates. Educação Somática. Artes da Cena. Estética. Corpo.

ABSTRACT – An Aesthetic Interpretation of the Pilates Method: its principles and
convergences with somatic education – The Pilates method, originally called contrology,
has been gaining a significant following in Brazil. This article discusses the method’s
principles and convergences with somatic education by analyzing the original works of
Joseph Pilates using an aesthetic-philosophical approach. It seems implicit that the Pilates
method can be instrumental for the performing arts, and the article accordingly points to
some connections in this regard. However, the article also argues that, in the absence of
the guiding principles proposed by Pilates, the method ceases to be an art of control and
instead is reduced to something not much different from other physical exercises.
Keywords: Pilates. Somatic Education. Performing Arts. Aesthetics. Body.

RÉSUMÉ – Une Interprétation Esthétique de la Méthode Pilates: ses principes et
ses convergences avec l’éducation somatique – La méthode Pilates, appelé à l’origine
contrologie, rencontre actuellement une importante adhésion au Brésil. Dans ce texte, ses
principes et ses convergences avec l’éducation somatique sont abordés dans une approche
esthétique et philosophique des oeuvres originales de Joseph Pilates. Il semble tacite que
la méthode peut contribuer efficacement aux arts de la scène et certaines relations sont
proposées en ce sens. En outre, il est question que, sans les principes directeurs proposés
par son créateur, cette contribution cesse d’être un art du contrôle pour se réduire à une
pratique physique pas très différente d’autres.
Mots-clés: Pilates. Éducation Somatique. Arts de la Scène. Esthétique. Corps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário